quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Taí uma coisa que nós estamos estudando.

Por que as probabilidades de sobrevivência são as mesmas se cairmos de um andar a 50 m do solo, sem pára-quedas, ou de um avião a 3000 m de altura?


Resposta:


A que forças está submetido um objeto que cai no ar? Uma parte está na força de atração da Terra, o peso, e outra na força de resistência que o ar exerce. Podemos considerar o peso constante para as alturas em questão. A resistência do ar, no entanto depende da velocidade de queda. Quanto maior for a altura, maior será a resistência que o ar exerce sobre a queda do objeto. No momento em que a resistência do ar igualar o peso, a força resultante será nula e a partir de então, a velocidade se mantém constante. A esta velocidade denominamos velocidade limite ou terminal. Uma vez que o objeto alcança a velocidade limite, já não importa o tempo que continua caindo, chegará ao chão com essa velocidade. Pode-se verificar que a altura de 50 m é suficiente para que uma pessoa alcance a velocidade limite; por tanto, cair de uma altura maior não implicará em nenhum aumento de velocidade com que se chega ao chão.

Fonte: http://www.saladefisica.cjb.net/

Que consolo hein?! A propósito, nos nossos estudos, ainda não estamos levando em conta a resistência do ar. E este site também é muito bom!

2 comentários:

  1. Roberto, vc gosta mesmo dessas "viagens" né!! Acho que esse curso de fisica tem tudo a ver com vc!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. É verdade Cristina. Eu não trabalho como professor, mas os professores que eu tive incutiram em minha personalidade o amor pelas ciências exatas e da natureza. Por isto presto hoje a minha homenagem aos professores e professoras de todo o Brasil. Parabéns pelo seu dia.
    Aquele abraço.

    ResponderExcluir