quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mais uma curiosidade!

Talvez eu esteja louco, ou talvez não, talvez apenas as 4 bússulas que utilizei estejam foram do normal, e com o mesmo grau de erro mas vamos a situãção.
Há dez anos atrás foierguida uma construção, por parte da Fundação da qual sou integrante, tendo como caracteristica que os 4 cantos das paredes ficassem direcionados aos pontos cardeais. Sei disso, pois lembro perfeitamente que fora utilizada uma bússulo para determinar o local da construção e depois utilizada novamente para verificar que estavam realmente situadas de acordo com os pontos, e estavam. Dez anos se passaram e recentemente, nosso orientador comentou que os pontos cardeais se deslocaram um pouco, não sei exatamente quantos graus, mas procurarei medir, e nos mostrou com uma bússola que realmente os pontos se deslocaram. Eu peguei mais algumas e verifiquei pessoalmente a veracidade, e comprovei que se comparadas as pareces que na época foram construídas de acordo com os pontos, a bússola agora mostra uma pequena diferença.
Alguém mais já percebeu isso???

3 comentários:

  1. Interessante esse negócio!
    Aliás, existe uma teoria que fala sobre a inversão dos pólos magnéticos da Terra. Será que está relacionado com sua experiência?

    Links sobre o assunto:

    http://www.zapper.xitizap.com/xitizap%2014/page4.html
    http://www.usp.br/agen/repgs/2006/pags/022.htm

    Abraço!

    Daniel - Pólo de Tubarão

    ResponderExcluir
  2. Talvez seja a declividade magnética uma possível explicação para esse fato. A cada 5 anos os mapas que traçam as linhas magnéticas são atualizados devido a mudança delas no decorrer do tempo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafael e Daniel,
    Eu li em algum lugar (só não lembro onde) que os polos magnéticos da terra e os polos geográficos estão muito próximos. Justamente por isto é que a humanidade "aprendeu" a usar a bússola, que aponta sempre para o norte magnético e consequentemente para o norte geográfico. Pelo que eu li, a inversão dos polos magnéticos ocorreu muitas vezes na história da Terra, mas cada vez que isso aconteceu levou centenas de milhares de anos. Então não seria o caso de uma inversão dos polos. Quando ocorrer a próxima inversão, talvez a humanidade já esteja extinta, sabe-se lá. O que ocorre com mais frequência, ainda segundo o que eu li, é a oscilação dos polos magnéticos, que podem variar dezenas de quilômetros a cada ano, sem que isto caracterize o começo de uma nova inversão. Se isto for verdade, talvez tenha tudo a ver com o que você escreveu.

    ResponderExcluir